Home > Associados
Associados > Glossário

Tratamentos

Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Se você precisar de uma cirurgia na boca, para tratar fraturas faciais ou má formações, é esse especialista que você deve procurar. A maioria das cirurgias é simples e a recuperação é bem rápida. O Dentista desta especialidade vai explicar o seu caso e tirar todas as suas dúvidas. Essa especialidade cuida, por exemplo, do Dente do Siso e também pode cuidar da Disfunção Temporomandibular.

Dentística

Quer deixar seu dente novinho, branquinho e sem buracos? Você precisa da Dentística restauradora para arrumar uma parte do dente que quebrou, está manchado ou cariado. Normalmente é feita uma espécie de plástica no dente para corrigir pequenos defeitos. A Dentística cuidará do seu dente enquanto a sua raiz não estiver doente. Nessa especialidade temos como exemplo o procedimento do Clareamento Dental.

Disfunção Têmporo Mandibular Dor Orofacial

A ATM – articulação temporomandibular, podem apresentar problemas e causar a DTM – disfunção temporomandibular. Se você sente constantes dores de cabeça, principalmente ao acordar, dores e zumbidos no ouvido, sensação de cansaço facial e estalos ou dor na ATM, quando você mastiga ou abre e fecha a boca, procure um especialista. Ele vai investigar os fatores que provocaram o problema e procurar a melhor solução para cada caso.

Endodontia – Tratamento de Canal

A endodontia cuida da raiz do dente. Essa raiz é como se fosse o coração do dente e é responsável pela maioria das dores, é aquilo que chamamos de nervo. Quando o “bicho” da cárie está na superfície do dente, ele pode descer e quanto mais próximo ele ficar do coração do dente, maior a chance de você precisar tratar o canal. Pancadas no dente que causam sangramento do nervo também podem precisar de um tratamento de canal.

Estomatologia

É a especialidade que tem a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade Bucal e estruturas anexas. Ela também estuda as manifestações bucais de doenças sistêmicas. Portanto, ao apresentar uma lesão de qualquer natureza, como um cisto, cândidíase oral, herpes ou outras doenças, o especialista em estomatologia deverá encaminhará para o tratamento adequado, evitando um possível tumor.

Implantodontia

O Implante é realizado quando já se perdeu o dente e a raiz. No lugar da raiz é colocado um pino de titânio, que é um material bem aceito pelo orga- nismo, e sobre esse pino são colocados dentes artificiais. Hoje o implante é mais acessível e pode ser a solução definitiva para quem perdeu um ou mais dentes e também para aquelas pessoas que usam próteses móveis e que desejam mais estabilidade e conforto para mastigar e até mesmo sorrir.

Odontogeriatria

É uma especialidade que cuida da saúde do idoso, prevenindo e tratando os problemas comuns dessa faixa etária, como a falta dos dentes que compromete o sistema digestivo. Portanto se a terceira idade já atingiu você ou alguém que você conheça, a indicação é ir ao dentista a cada 6 meses para avaliar a saúde bucal e verificar se existe alguma lesão ou, para aqueles que usam prótese, checar se precisa ser trocada.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

É uma especialidade que faz atendimento a pacientes que necessitam de atendimento diferenciado por um período ou por toda vida, e neste grupo podemos incluir pacientes portadores de doenças metabólicas sistêmicas como diabetes, cardiopatias, pacientes grávidas, pessoas que perderam suas condições de normalidade como vítimas de acidentes, idosos deficientes mentais entre outros.

Odontopediatria – Tratamento para crianças.

Se seu pequeno está com dentinho escuro, com buraquinho, quebrado, mole ou torto, leve-o ao odontopediatra para avaliar e tratar prevenindo um problema futuro. Infelizmente é comum a perda de um dente permanente de grande importância na arcada dentária – 1º molar permanente. Esse dente nasce aos 6 anos, atrás do 2º molar de leite, e como os pais acham que o dente vai cair, acabam não tendo os devidos cuidados.

Ortodontia

Especialidade que trata dos problemas relacionados à posição dos dentes, corrigindo-os com uso de aparelho. Se seus dentes ou mordida estão tortos, é provável que precise corrigí-los. Os aparelhos podem ser móveis ou fixos, metálico ou estético que ficam quase da cor dos dentes e são bem discretos. Há casos em que o tratamento ortodôntico não resolve totalmente e são indicadas cirurgias ortognáticas.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

É a especialidade que trata o desequilíbrio ósseo, muscular e funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas da ATM. Em muitos casos, essas disfunções podem ser corrigidas usando aparelhos que redire- cionam o crescimento ósseo da face e dos dentes sem extrações. Por isso se seus dentes estão tortos, deixando a boca “bagunçada” e a arcada despro- porcional ao sorriso, procure o dentista para uma avaliação o quanto antes.

Patologia Bucal

É a especialidade que realiza estudos laboratoriais das alterações da cavidade Bucal e estruturas anexas. Se você tem uma ferida que não cicatriza, que apresente ou não dor, ou uma prótese mal adaptada que está ferindo a boca há algum tempo, procurar imediatamente um dentista patologista para dar o diagnóstico detalhado através de exames clínicos e exames complementares evitando assim um câncer futuro.

Periodontia

Se quando você escova os dentes ou passa o fio dental a sua gengiva sangra é bem provável que ela esteja doente e o principal causador desse problema é o Tártaro, que são restos de comida endurecida que se acumulam entre os dentes e próximo à gengiva. O Tártaro não dói, porém ele é responsável por causar Gengivite (inflamação da gengiva), podendo evoluir para uma doença periodontal e, se não tratado, para a perda do dente.

Prótese Dentária

Se faltar um ou mais dentes em sua boca, a prótese é uma das opções para completar a sua dentição. As próteses fixas recebem o apoio dos dentes laterais mais próximos, ajudando na sua sustentação. Existem também as próteses removíveis com grampo ou sem grampo de metal. As próteses podem ser totais ou parciais e tem função estética, fonética e mastigatória, além de ocasionar melhorias no sistema estomatognático.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

A radiologia é a ciência que, com a utilização do Raio-X e dos filmes radio- gráficos, fornece uma imagem “interna’’ das estruturas de uma determinada região anatômica, invisível ao olho nu. É uma ferramenta fundamental para o diagnóstico e definição do plano de tratamento. As radiografias mais comuns são: Raios-X Periapical, feito no consultório, e Raio-X Panorâmico, que visualiza toda a boca, osso e estruturas em uma só tomada radiográfica.

voltar


Na área restrita você encontra:


DENTALPAR - CRO 4418
RESPONSÁVEL TÉCNICO:
Armando Rodrigues Filho
CRO 31 426