Associados > O combate a gripe A

A DENTALPAR, preocupada com o aumento do número de casos da Gripe A (H1N1), está enviando nota de esclarecimento, a fim de informar a todos sobre as formas de contaminação e prevenção e evitar que o vírus se dissemine entre os cirurgiões-dentistas e a população. Por se tratar de uma doença que já está circulando no país e que a cada dia novos casos são notificados, estamos disponibilizando o site do Ministério da Saúde e de outras instituições nacionais e internacionais, para que nossos colegas possam acompanhar de perto as notícias sobre a Gripe H1n1.

O QUE É

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo de influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

COMO PREVENIR

• Evitar locais fechados e aglomerações
  • Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão
  • Procurar não tocar a boca, nariz e olhos

Tem cura?

Sim. Tratamento com antivirais, que devem ser tomados só por recomendação médica. Dois deles, Tamiflu e Relenza, são eficazes se tomados logo após os primeiros sintomas.

Grupos de risco

• Idosos acima de 60 anos de idade
  • Crianças com menos de 2 anos de idade
  • Gestantes, diabéticos, cardíacos, pacientes com câncer, com aids e anemia
  • Obesos e doentes pulmonares crônicos

Compare os sintomas

Sites que trazem informações sobre a gripe A

Disque Saúde: 0800-61-1997

Portal Oficial sobre Influenza

portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

SITES OFICIAIS NACIONAIS

Informações aos viajantes na Anvisa

www.anvisa.gov.br/viajante

www.saude.gov.br

Plano de Preparação para o Enfrentamento da Pandemia de Influenza (Nota Técnica – Influenza A(H1N1)/Ministério da Saúde)

portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/plano_flu_final.pdf

Secretaria de Vigilância em Saúde

www.saude.gov.br/svs

Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde/SP

Organização Mundial da Saúde (em inglês)

www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

www.anvisa.gov.br

Organização Panamericana de Saúde (em espanhol)

new.paho.org/hq/index.php?lang=es

Procedimento em relação aos pacientes

Segundo o Prof. Dr. Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da USP, os cirurgiões-dentistas devem tomar algumas providências em sua atividade profissional a fim de evitar que a Gripe A se propague. As orientações foram dadas a pedido do presidente do CROSP, Dr. Emil Adib Razuk.

Quais as ações que o cirurgião-dentista deve adotar em sua clímica rotineira, face á epidemia da Influenza A?

Resposta - As ações são as que rotineiramente o cirurgião-dentista já executa: usar máscara e luvas no atendimento.

Quais as ações que o cirurgião-dentista deve adotar se for procurado por um pacietne com sintomas de gripe?

Resposta - Solicitar que não venha ao consultório enquanto estive gripado.

Em relação à biossegurança e equipamentos de proteção individual, qual a orientação que o cirurgião-dentista deve seguir? Em relação às máscaras, qual deve ser a conduta?

Resposta – A máscra deve ser utilizada durante o tratamento, pois o contágio inicia-se antes dos sintomas típicos da doença. Como o vírus pode permanecer algumas horas em superfícies, lembrar sempre de lavar as mãos com frequência.

No caso de atender um paciente com queixas característiicas da Influenza tipo A, quais as ações adotadas pelo cirurgião-dentista?

Resposta – Não atender o paciente, sugerir que o mesmo permaneça em repouso até o desaparecimento dos sintomas e, se por ventura apresentar falta de ar ou se a febre se prolongar, procurar assistência médica.

IMPORTANTE: O CROSP recomenda que o cirurgião-dentista use máscaras utilizadas normalmente para a proteção contra o bacilo da tuberculose.

Na área restrita você encontra:

RESPONSÁVEL TÉCNICO: