Associados > Orientação de higiene bucal

1- Como manter uma boa saúde bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter os seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

2- Que doenças podem se originar na boca?

A boca é mais do que a porta de entrada de alimentos para a subsistência humana é também o caminho inicial para muitas doenças, inclusive enfermidades graves, que podem levar à morte. Entre os problemas que podem surgir a partir de uma infecção bucodentária está reumatismo articular agudo, nefrite, artrite, gastrite e endocardite bacteriana.

3- Quais são os problemas bucais mais comuns?

Dentre os problemas bucais mais comuns podemos citar a placa bacteriana que é uma película formada na superfície do dente e é composta por bactérias que, ao se unirem aos restos alimentares e saliva formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisível, o acúmulo da placa bacteriana é a origem de quase todos os problemas bucais mais comuns como a cárie, tártaro, gengivite, doenças da gengiva e o mau hálito.

4- Quais são os procedimentos básicos de higiene bucal?

Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar o fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições.

5- Existem alguns 'mitos' em termos de saúde bucal?

Sim. Educação e informação significam também deixar de lado histórias da vovó sobre os dentes. Muitos mitos e histórias curiosas perdem a graça quando afastam o indivíduo de uma saúde bucal adequada. Por exemplo: quem foi que disse que usar fio dental "abre" os dentes? Isso é mentira. Ao contrário, não se pode pensar em uma higienização bucal bem feita sem o fio dental, que limpe lugares que a escova não alcança. Outra: “escovar demais gasta os dentes”, uma das doenças de maior prevalência ainda é a cárie". Outro mito é de que os “todos os dentes caem com o tempo”, é uma mentira pois somente os chamados dentes de leite caem para dar lugar à segunda e definitiva dentição. Esta, se bem cuidada, dura para sempre. É possível chegar aos 80 anos com os dentes perfeitos!

6- Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com o seu sorriso?

Um sorriso bonito vem acompanhado dos sentimentos de segurança e autoconfiança, isso contribui tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, mas o fator principal para almejar o sorriso perfeito é a constante preocupação com a estética dos dentes.

7- Que dicas vc dá para que as pessoas mantenham uma boca saudável?

Inclua os cuidados básicos na sua rotina

Na área restrita você encontra:

RESPONSÁVEL TÉCNICO: